Instituto Cultural Iracema anuncia nova diretoria

Nova gestão reforça compromisso com o fomento à cultura, arte e economia criativa em Fortaleza

O Instituto Cultural Iracema (ICI), Organização Social responsável pela implementação de ações culturais e sociais em Fortaleza, anuncia a nova composição de sua diretoria. A reestruturação marca um novo ciclo do fortalecimento e da descentralização das políticas culturais e da economia criativa na cidade, alinhando-se estrategicamente com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor).

A gestão será liderada por João Wilson Damasceno, que assume como diretor-presidente. Com mais de 12 anos de experiência na administração de Organizações Sociais na área da Cultura, ele participou da criação de festivais de grande impacto, como o Maloca Dragão. De 2022 a 2025, esteve como diretor executivo do Instituto Mirante de Arte e Cultura, organização que administra diversos equipamentos culturais do Governo do Ceará. 

A equipe diretiva contará ainda com Amanda Ávila na Diretoria de Ação e Produção Cultural do ICI. O administrador Thiago Oliveira permanece como diretor financeiro do Instituto.

Samara Garcia, Fernanda Matias e Aline Furtado ficarão à frente, respectivamente, do Complexo Cultural Vila das Artes, do Centro Cultural Belchior e da Casa Barão de Camocim, equipamentos geridos pelo ICI. 

Conheça a nova equipe:

João Wilson Damasceno

Diretor-presidente do ICI

Gestor cultural com mais de 12 anos de experiência na administração de Organizações Sociais na área da Cultura. Foi diretor de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2014-2018), participando da criação de festivais de grande impacto, como a Maloca Dragão.

Atuou na criação e implantação do Centro Cultural Porto Dragão e do Hub Cultural do Ceará, onde foi superintendente entre 2019 e 2021. Também integrou o planejamento estratégico de importantes equipamentos culturais da Secult Ceará, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural do Cariri (CCC), Pinacoteca do Ceará, Kuya – Centro de Design do Ceará, entre outros. Foi diretor executivo do Instituto Mirante de Arte e Cultura (2022-2025), onde participou de sua estruturação e implementação.

Amanda Ávila

Diretora de Ação e Produção Cultural do ICI

Gestora e produtora de eventos com trajetória consolidada no setor cultural. Graduada em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou sua carreira em 2007 e acumulou experiências na Prefeitura de Fortaleza e na Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Com passagem pela Coordenação de Eventos da Prefeitura de Fortaleza, atuou no planejamento de grandes programações, como o Réveillon e o Ciclo Carnavalesco. De 2023 a 2025, coordenou a Célula de Ação Cultural da Estação das Artes, liderando equipes e programações semanais.

Samara Garcia

Diretora do Complexo Cultural Vila das Artes

Gestora, pesquisadora e artista da cena. Mestra em Artes pela UFC, com especialização em Arte Educação e Cultura Popular. Autora do livro Repetir até ficar diferente (2019), tem experiência no estudo de processos criativos e formativos em artes cênicas.

Foi Gerente de Programação e Coordenadora de Produção do Centro Dragão do Mar (2021-2023) e Supervisora Pedagógica da Escola Porto Iracema das Artes (2018-2020). Também lecionou em pós-graduações e colaborou com formações artísticas em projetos de renome nacional.

Aline Furtado

Diretora da Casa Barão de Camocim

Curadora, produtora cultural, advogada e realizadora. Sua trajetória se inscreve nas encruzilhadas do pensamento, da articulação, da invenção e da fabulação crítica. Sua produção emerge da confluência entre saberes situados e os sistemas institucionais promovendo reconfigurações discursivas nos campos das artes visuais, do cinema e da gestão cultural. Bacharela em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Aprofundou sua formação em Cinema e Realização Audiovisual na Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes e no Centro Afrocarioca Zózimo Bulbul.

Fernanda Matias

Diretora do Centro Cultural Belchior

Produtora e gestora cultural, formada em Ciências Sociais e especialista em Gestão Cultural. Atuou como gerente de Ação Cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

Com passagem pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e pela ECOA Sobral, foi articuladora cultural em projetos de juventude e assinou a produção executiva de diversos festivais e eventos culturais.

Sobre o Instituto Cultural Iracema
Criado em 2018, o Instituto Cultural Iracema (ICI) é uma Organização Social (OS) dedicada à promoção de educação, ciência, tecnologia, diversidade cultural e conservação do patrimônio histórico. O Instituto é responsável pela gestão do Complexo Vila das Artes, que abriga seis escolas públicas voltadas às artes, além do Centro Cultural Casa do Barão de Camocim e do Centro Cultural Belchior.

Com essa nova composição, o Instituto reafirma seu compromisso com a valorização da cultura, a democratização do acesso e a inovação na economia criativa, consolidando Fortaleza como referência no cenário cultural brasileiro.

Últimas Notícias

© 2024 Criado por Suporte.TI