Secultfor e Instituto Cultural Iracema levam chancela “Fortaleza Cidade do Design” e talentos criativos à Feira na Rosenbaum, na DW! SP 2025

Designers e criações de 17 marcas cearenses marcarão presença no maior festival urbano de arquitetura, design e interiores do Brasil, na Galeria do Conjunto Zarvos, em São Paulo, de 12 a 18 de março

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) assumem a gestão e a coordenação das ações da chancela da Unesco “Cidade Criativa do Design” de Fortaleza, inaugurando uma nova fase para a cena criativa da capital cearense. Para celebrar esse momento, o ICI levará 17 marcas do design local para a primeira edição do ano da Feira na Rosenbaum, a ser realizada de 12 a 18 de março, durante a DW! Semana de Design, na Galeria do Conjunto Zarvos, em São Paulo.

Os produtos foram selecionados em curadoria conjunta com a Associação Ceará Design, e serão expostos no espaço. Além disso, o Instituto promoverá duas rodas de conversa na Galeria Metrópole nos dias 14 e 15 de março (confira a programação mais abaixo). 

>> Conheça as obras e os(as) designers selecionados

Segundo o diretor-presidente do ICI, João Wilson Damasceno, Fortaleza vem se destacando como um polo de inovação e criatividade, com o design permeando diversas linguagens, da moda à gastronomia. Esse reconhecimento reforça o potencial da cidade para impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da economia criativa.

“O design de Fortaleza carrega uma identidade única, unindo tradições e saberes locais à modernidade. Apresentá-lo em espaços de relevância nacional e internacional fortalece essa autenticidade e contribui para a valorização do nosso patrimônio cultural”, afirma Damasceno.

Para o novo coordenador da chancela, o designer Allyson dos Reis, o reconhecimento de Fortaleza como um centro criativo é uma oportunidade estratégica para atrair iniciativas de inovação, educação e desenvolvimento, fortalecendo toda a cadeia produtiva do design na cidade.

“A participação em feiras e encontros especializados abre portas para novas parcerias, investimentos e a comercialização de produtos desenvolvidos por designers locais. Além disso, estar presente nesses eventos possibilita o diálogo com outros polos criativos, estimulando a troca de experiências, ideias e tendências, o que enriquece ainda mais o cenário do design cearense”, complementa. 

Fortaleza, Cidade Criativa da Unesco

O Brasil possui 14 cidades na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), ocupando o segundo lugar global, empatado com Itália e atrás apenas da China. 

Fortaleza é a única cidade nordestina reconhecida na categoria Design, ao lado de Curitiba e Brasília. Os outros títulos pertencem a: Horizonte, Paraty, Belém e Florianópolis (Gastronomia); Salvador e Recife (Música); Santos e Penedo (Cinema); João Pessoa (Artesanato e Artes Populares); Campina Grande (Artes Midiáticas); e Rio de Janeiro (Literatura).

A seleção das cidades é coordenada pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com os ministérios da Cultura (MinC) e do Turismo (MTur).

Feira na Rosenbaum 

A Feira na Rosenbaum é um encontro que celebra a criatividade brasileira, reunindo artistas e designers independentes para apresentar ao público criações autorais que refletem a identidade e a diversidade cultural do país. Com curadoria de Cris Rosenbaum, a feira conecta desde comunidades criativas tradicionais a artistas e designers contemporâneos, promovendo um espaço de troca e valorização do design nacional. 

DW! Semana de Design

A DW! Semana de Design é o maior festival urbano de arquitetura, design e interiores do Brasil. Em sua 14ª edição, o evento ocupará diversos espaços na capital paulista, oferecendo uma programação dinâmica e acessível, com a maioria das atividades gratuitas. A iniciativa reúne uma ampla variedade de atrações, incluindo eventos, feiras, instalações artísticas e palestras, consolidando-se como um ponto de encontro essencial para profissionais, criativos e entusiastas do design.

Serviço
Fortaleza – Cidade Criativa do Design da Unesco na Feira na Rosenbaum
Quando: de 12 a 18 de março
Onde: DW! Semana do Design 2025 (Galeria do Conjunto Zarvos – Av. São Luís, 258 – Consolação, SP)

Programação das rodas de conversa

> Talk: Design pensado (e feito) em Fortaleza
Quando: 14 de março
Horário: 15h
Local: Feira na Rosenbaum – Galeria Zarvos
Com os designers:
Érico Gondim |  Suyenne Lemos | Sávio Ewan | Cândida Lopes
Mediação: Winnie Bastian

> Talk: Fortaleza – Design para transformar realidades
Quando: 15 de março
Horário: 10h
Local: Galeria Metrópole (Av. São Luís, 187 – República, loja 15 – subsolo) 

Com os designers:
Allyson dos Reis (coordenador da chancela “Fortaleza Cidade Criativa do Design – Unesco”)
Rodrigo Costa Lima (diretor da Kuya – Centro de Design do Ceará)

Convidados:
Joaquim Cartaxo (arquiteto e superintendente do Sebrae/CE)
Adélia Borges (crítica e historiadora de Design)
Marcelo Rosenbaum (designer, comunicador e presidente do Instituto A Gente Transforma)

Mediação: João Wilson Damasceno (diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema) 

Últimas Notícias

© 2024 Criado por Suporte.TI