Festival Bora Fortaleza encerra programação gratuita com shows, passeio de barco na Sabiaguaba, Viradinha Cultural e 77º Salão de Abril

De 24 a 26 de julho, festival promove atividades gratuitas em diferentes territórios da cidade, com música, artes visuais, feiras criativas, programação para crianças e atrações na Praia de Iracema, no Centro, no Poço da Draga e na Sabiaguaba

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza, de 24 a 26 de julho, a quarta e última semana de programação do Festival Bora Fortaleza. Nas três primeiras semanas, o festival já reuniu mais de 47 mil pessoas em nove territórios de Fortaleza, consolidando-se como uma das principais programações culturais gratuitas das férias de julho. Neste fim de semana, o público acompanha as atividades culturais, que incluem shows, feiras criativas, exposições, programações para crianças e famílias e passeio de barco na Sabiaguaba.

Viradinha Cultural na Vila das Artes

A agenda começa na sexta-feira (24/7), com atividades na Vila das Artes, no Centro de Fortaleza, a partir das 8h, com a Viradinhas Cultural, programação para toda a família. Ao longo do dia, o público poderá participar de oficinas, apresentações circenses, espetáculos, exibição de curtas de animação, atividades na biblioteca, brincadeiras aquáticas, vivências de bem-estar, exposição de trabalhos artísticos e shows das bandas Cisterna, formada por estudantes da Escola Pública de Música da Vila, e d’As Caramelas.

“Sons de Fortal” celebra a música produzida em Fortaleza

Também na sexta-feira (24/7), a partir das 20h, a Estação das Artes recebe o show “Sons de Fortal – O Fino da Cidade”, reunindo Mumutante, Caiô, ROSABEATZ, Otto Nascimentu, B4tuta, Dipas, Joana Lima e Zabeli, com abertura do DJ Nego Célio. O espetáculo celebra a diversidade da produção musical autoral de Fortaleza. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, e está sujeita à capacidade máxima do espaço.

Centro reúne Feira Negra, 77º Salão de Abril e Ateliês Abertos

No sábado (25/7), o Centro Cultural Belchior (CCBel) recebe a Feira Negra, a partir das 17h, com gastronomia, moda, artesanato, literatura e produções autorais de pessoas empreendedoras negras. Em seguida, o público acompanha o Samba da Rainha com Negra Lu.

Ainda no sábado, a Casa do Barão de Camocim realiza o encerramento do 77º Salão de Abril – Acessibilidade Estética e Poética, uma das mais tradicionais mostras de artes visuais do país. A programação também contará com a Feira Negra, além de apresentação do grupo Sambanca e feijoada. 

Também no Centro, os Ateliês Abertos do Pocinho convidam o público, a partir das 16h, a conhecer os espaços de criação e o processo artístico de Sérgio Gurgel, Diego de Santos, Ramon Alexandre, Ramon Sales, Eduarda Moiano, Aryane Siebra, Arthur Siebra, Thadeu Dias, Naiana Magalhães, Vitória Schaumann, Andrea Agda, Marta Brizeno e Joana Cardoso. A iniciativa é uma parceria com o programa Fortaleza Cidade Criativa do Design – UNESCO. 

DJ Nyack homenageia Djavan na Estação das Artes

Na Estação das Artes, a partir das 17h, o DJ Nyack apresenta o set Djavaneio, baile em homenagem à obra de Djavan. O acesso será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, exceto sal.

Shows e passeio de barco na Sabiaguaba

Encerrando a programação do Festival Bora, a Sabiaguaba recebe, no domingo (26/7), uma agenda que une cultura, turismo e natureza. O público poderá participar de um passeio de barco pelo Rio Cocó na Sabiaguaba, com saída em frente à Barraca Sabiaguaba Park. A partir das 16h, o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba celebra o aniversário do espaço com os shows de Marcus Caffé, Ayrton Montarroyos e Harrisongs.

Ao longo de quatro semanas, o Festival Bora levou programação gratuita a nove territórios de Fortaleza, promovendo encontros entre artistas, comunidades e públicos. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a descentralização das ações culturais e a valorização da diversidade artística presente nos territórios da cidade.

Conheça o Festival Bora

O Festival Bora é um evento gratuito realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). A programação reúne shows, exposições, feiras, atividades formativas, turismo comunitário, gastronomia e outras experiências que valorizam as identidades de Fortaleza e do Ceará. Inspirado na relação da cidade com o mar, os rios e os manguezais, o festival incentiva a ocupação dos espaços públicos e fortalece os vínculos entre cultura, território e comunidade.

Serviço


CENTRO

24 de julho

Viradinha Cultural da Vila das Artes

Horário:  8h às 20h

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Faixa etária: Livre
Mais informações: @viladasartesfortaleza

DJ Nego Célio

Horário: 19h

Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Faixa etária: 18+

Acesso: Gratuito

Sons de Fortal – O Fino da Cidade com Mumutante, Caiô, ROSABEATZ, Otto Nascimentu, B4tuta, Dipas, Joana Lima e Zabeli

Horário: 19h

Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Faixa etária: 18+

Acesso: Gratuito

25 de julho

Encerramento do 77º Salão de Abril – Acessibilidade Estética e Poética, com o grupo Sambanca, a Feira Negra e feijoada

Horário: a partir das 9h

Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Faixa etária: Livre

Ateliês Abertos do Pocinho com Sérgio Gurgel, Diego de Santos, Ramon Alexandre, Ramon Sales, Eduarda Moiano, Aryane Siebra, Arthur Siebra, Thadeu Dias, Naiana Magalhães, Vitória Schaumann, Andrea Agda, Marta Brizeno e Joana Cardoso

Horário: 16h às 21h

Local: Ateliês do Pocinho (Rua do Pocinho, 33 – Centro)
Faixa etária: Livre

DJ Nyack – Djavaneio

Horário: 16h

Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Faixa etária: 18+

Acesso: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal)

POÇO DA DRAGA

24 de julho

Feirinha do Poço

Horário: 16h

Local: Pavilhão Atlântico do Poço da Draga – R. Viaduto Moreira da Rocha
Faixa etária: Livre

Júlia Dantas canta Marília Mendonça

Horário: 20h

Local: Pavilhão Atlântico do Poço da Draga – R. Viaduto Moreira da Rocha
Faixa etária: Livre

PRAIA DE IRACEMA

25 de julho

Feira Negra

Horário: 17h

Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)
Faixa etária: Livre

Samba da Rainha com Negra Lu

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)

SABIAGUABA

26 de julho

Passeio de barco pela Sabiaguaba

Horário: A partir das 8h30 

Local: Saída em frente à Barraca Sabiaguaba Park (Rua Professor Valdivino, n. 35)
Faixa etária: Livre

Acesso: retirada de ingresso pela plataforma Sympla

Passeio de Barco na Sabiaguaba com recursos de acessibilidade

Horário: A partir das 10h30 

Local: Saída do Complexo Gastronômico da Sabiaguaba (Rua Sabiaguaba, n. 430)
Faixa etária: Livre

Acesso: retirada de ingresso pela plataforma Sympla

Aniversário do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba com Marcus Caffé + Ayrton Montarroyos + Harrisongs

Horário: 16h

Local: Rua Sabiaguaba, 832 – Sabiaguaba
Faixa etária: Livre

Material de imprensa

Fotos para divulgação
Confira a programação completa
Confira fotos do Festival Bora até agora

Últimas Notícias

© 2024 Criado por Suporte.TI