Cultura de Fortaleza realiza Bora Filmar, programação estratégica para o fortalecimento do audiovisual

Projeto da Fortaleza Film Commission promove, de quarta a sexta-feira (29 a 31/7), atividades de formação, debates e articulação estratégica para impulsionar o setor audiovisual

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza, de quarta a sexta-feira (29 a 31/7), uma programação especial do Bora Filmar, iniciativa da Fortaleza Film Commission que dá continuidade às ações iniciadas pelo Festival Bora Fortaleza. Após reunir mais de 53 mil pessoas em nove territórios da cidade entre os dias 3 e 26 de julho, o festival segue com uma agenda voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual.

O Bora Filmar reúne gestores públicos, produtoras, realizadores, estudantes, instituições estratégicas e representantes do setor de diferentes regiões do país para três dias de formação, debates e articulação institucional. 

A iniciativa é promovida pela Fortaleza Film Commission, programa da Prefeitura de Fortaleza criado para estimular a realização de produções audiovisuais na capital. A atuação inclui a articulação entre produtoras, órgãos públicos e parceiros institucionais, facilitando filmagens, promovendo Fortaleza como locação e impulsionando a economia criativa.

Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, a programação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do setor audiovisual como vetor de crescimento cultural e econômico. “Queremos criar oportunidades para os profissionais locais, atrair novas produções e consolidar a cidade como um destino cada vez mais competitivo no mercado audiovisual. A Fortaleza Film Commission é um passo importante nessa estratégia, conectando o potencial da nossa cidade às oportunidades do setor”, destaca a gestora.

Programação

Ao longo de três dias, o Bora Filmar oferece minicurso, mesas de debate, painéis temáticos e atividades de integração sobre políticas públicas, fortalecimento das Film Commissions, turismo cinematográfico, qualificação profissional e estratégias para ampliar a competitividade de Fortaleza como destino para produções nacionais e internacionais.

A abertura será realizada na quarta-feira, às 14h, na Vila das Artes, com o Minicurso de Produção de Locação, ministrado por Willa Lima, em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). A atividade conta com 25 vagas, preenchidas por ordem de chegada, e combina conteúdos teóricos e estudos de caso para preparar profissionais que desejam atuar na produção de locação em diferentes formatos de obras audiovisuais.

Na quinta-feira, a programação segue a partir das 9h, no Teatro Antonieta Noronha, com entrada livre, com a mesa “Fortaleza de Filmar! – Oportunidades para o Audiovisual na Capital do Ceará”. Participam a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, o diretor da Fortaleza Film Commission, Daniel de Paula, com mediação de Paulo Vitor Feitosa (Quintada Soluções Criativas). O debate abordará políticas públicas, oportunidades de investimento e estratégias para fortalecer o setor do audiovisual na capital. O espaço dispõe de 50 vagas, preenchidas por ordem de chegada e sujeitas à lotação.

A programação do dia 30 se encerra, à tarde, com o “Bora Dar Uma Volta”, um percurso pela orla de Fortaleza que apresenta aos participantes diferentes paisagens, equipamentos e locações com potencial para produções audiovisuais. A saída ocorre a partir das 14h, do Albertu’s Restaurante, na Barra do Ceará. A atividade oferece 25 vagas, mediante inscrição pelo e-mail borafilmarfortaleza@gmail.com.

Na sexta-feira, a partir das 9h, o Centro Cultural Belchior (CCBel) recebe os Painéis Bora Filmar, reunindo especialistas, gestores e profissionais do mercado para discutir temas como o fortalecimento dos polos audiovisuais brasileiros, o impacto das produções no turismo, o papel das Film Commissions, investimentos no setor e experiências de destaque da produção cearense, incluindo um painel dedicado ao cineasta Halder Gomes.

O Bora Filmar fortalece a economia criativa, incentiva a qualificação profissional e promove a articulação entre diferentes agentes do setor, contribuindo para consolidar a presença de Fortaleza no circuito das produções audiovisuais brasileiras e internacionais.

Sobre Fortaleza Film Commission

A Fortaleza Film Commission é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual na capital cearense. Integrada às políticas públicas de desenvolvimento do setor, sua missão é facilitar a realização de filmagens, articular o diálogo entre produtoras e o poder público, atrair produções e investimentos e promover Fortaleza como um destino preparado e acolhedor para receber obras audiovisuais. Com isso, a iniciativa contribui para impulsionar a economia criativa, gerar oportunidades para profissionais locais e ampliar a projeção da cidade como cenário para produções nacionais e internacionais.

29 de julho (quarta-feira)

Minicurso de Produção de Locação
Horário: 14h às 18h
Local: Biblioteca da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada (25 vagas)

30 de julho (quinta-feira)

Fortaleza de Filmar! – Oportunidades para o Audiovisual na Capital do Ceará
Horário: 9h às 12h
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
Acesso: gratuito, por ordem de chegada (50 vagas)

Bora Dar Uma Volta
City tour pela orla de Fortaleza
Horário: 14h
Saída: Albertu’s Restaurante (Av. Radialista José Lima Verde, 746 – Barra do Ceará)
Acesso: inscrições pelo e-mail borafilmarfortaleza@gmail.com (25 vagas)

31 de julho (sexta-feira)

Painéis Bora Filmar
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema) 
Acesso: inscrições pelo e-mail borafilmarfortaleza@gmail.com (15 vagas)

Últimas Notícias

© 2024 Criado por Suporte.TI